12/042018

Por que é importante fazer a manutenção das máquinas?

Assistência Técnica JCB

O uso de máquinas pode ser aplicado em diversos segmentos como agricultura, agronegócio, mineração e construção, exigindo desses equipamentos sempre um alto nível de produtividade, mas para isso deve-se fazer corretamente suas manutenções

A importância de fazer sempre a revisão de uma máquina é para garantir o bom funcionamento, prolongar sua vida útil, garantir segurança e confiança para o operador, reduzir os custos de produção, evitando quebras inesperadas e desgastes prematuros. Ao adquirir uma máquina é necessário ter total conhecimento do manual do fabricante e conhecer bem o equipamento.  Outro fator indispensável é contar com uma assistência técnica qualificada que tenha experiência em atender a marca de sua máquina, tais como disponibilidade de peças e acessórios e técnicos capacitados.

O operador da máquina deve fazer a checagem diária dos componentes do motor antes de começar a operação. Conferir o óleo, assim como a troca dos filtros do sistema hidráulico é um serviço necessário e deve ser realizados a cada três meses ou em um intervalo de 500 horas de operação. A necessidade varia de acordo com o tipo de máquina e suas características. 

Conheça alguns tipos de manutenções necessárias:

Manutenção preditiva: essa prevenção é feita com o auxílio de programas que analisam o desempenho da máquina em uso, apontando os aspectos que podem vir a causar falhas futuramente. É muito eficaz, pois garante que se tome providências assim que o mau funcionamento é detectado.

Manutenção preventiva: tem a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou queda do desempenho da máquina. Previne acidentes e a parada dos equipamentos. Ela deve ser planejada periodicamente, por isso também é chamada de “parada programada”. Na parada programada é realizada a limpeza das máquinas e também o reparo das peças que já dão indícios de falhas.

Manutenção corretiva: importante para restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina e é realizada depois de apresentada quebra ou falha. Esse tipo de manutenção pode ser planejada (quando se percebe que o equipamento não está trabalhando como deveria) ou não planejada (quando é realizada após a quebra do equipamento). É muito importante também executar testes no equipamento para certificar-se de que o dano está corrigido e não há perigo para o operador.

Manutenção Produtiva Total – TPM: esse modelo visa à eficácia máxima do dispositivo, contando com um sistema de manutenção produtiva. O objetivo desta manutenção produtiva é melhorar a eficácia da máquina, promover a manutenção autônoma, planejar a manutenção e capacitar o operar para fazer melhor uso do equipamento e checagem certa dos componentes. 

Para saber mais informações ou contratar uma assistência técnica para máquinas JCB você pode entrar em contato conosco pelo: http://www.motormac.com.br/contato/fale-conosco

 

Para maiores informações sobre a Motormac, entre em contato:
(51) 3349-3200
Fale Conosco

"A Motormac transmite a verdadeira compensação de quem compra e vê resultado. Estamos sempre construindo mais supermercados e a empresa com certeza será o nosso futuro fornecedor novamente."

Antonio Zanette - Grupo Giassi Supermercados

Matriz

Av. Assis Brasil, 11.000 | Bairro Sarandi
CEP 91140-000 | Porto Alegre / RS

motormac@motormac.com.br

JCB Cummins