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Importância da qualidade do diesel para o seu Grupo Gerador

O diesel é um combustível utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão.  A sua produção é realizada a partir do refino do petróleo constituído basicamente por hidrocarbonetos e formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio.

É de extrema importância escolher bem o diesel que você utilizará em seu Grupo Gerador, a qualidade do diesel garante mais eficiência ao equipamento. O diesel é selecionado de acordo com as características de ignição, escoamento adequadas ao funcionamento dos motores ciclo Otto diesel

Com o passar dos anos na década de 80, foi criado o biodiesel, uma derivação do óleo diesel produzido a partir de óleo vegetais. Atualmente existem mais de 50 tipos de produtos capazes de produzir biodiesel, os mais utilizados são: soja, dendê, mamona, girassol e sebo bovino.

Biodiesel combustível do futuro ou um problema para os motores a diesel?

Atualmente no Brasil, a partir de junho de 2019 está autorizado a utilização de 10% para 11% de biodiesel, aumento este que se dará até 2023 quando o percentual de biodiesel na mistura deverá ser de 15% para o consumidor final.

Com a adição de material orgânico, os combustíveis para os motores viraram um inimigo do consumidor, caso não sejam tomados os devidos cuidados com a manutenção preventiva no equipamento como:

• Controle de manutenção com periodicidade conforme normativas descritas pelo fabricante.

• Qualidade dos materiais empregados, utilizar sempre o genuíno.

• Mão de obra qualificada pelo fabricante.

• Limpeza no tanque de armazenamento de combustível.

Qualidade do combustível fornecido.

• Aplicação de Biocida no diesel (Actoil).

• Análise periódica do combustível.

Caso não sejam executados os cuidados acima descritos, o equipamento fica vulnerável:

• Paradas não programadas (saturação dos filtros).

• Alto custo de manutenção do reparo no sistema de combustível.

• Falhas prematuras nos componentes do motor.

• Baixo rendimento do equipamento.

• Danos progressivos no motor.

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