15/052017

Treinamento Operador de Retroescavadeira na Motormac encerra com sucesso

Treinamento em máquinas JCB

O treinamento que ocorreu em duas turmas – 8 e 9 / 10 e 11 de maio - encerrou com avaliação positiva pelos participantes. 

Em contato com os dirigentes das empresas associadas à AGEOS - Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento, foi identificada a importância de capacitação para operadores de máquinas, destacando-se a operação em retroescavadeiras. Para  atender essa necessidade, a Motormac trouxe o instrutor técnico e operacional da JCB, Marcos Romani.

Segundo Romani, essa necessidade alia-se principalmente às questões de segurança. “Quando estamos falando da nova Retroescavadeira 3CX, modelo JCB utilizado no treinamento, estamos falando de uma máquina de 8 mil quilos, dedicada a trabalhar em serviços como pavimentações, locais  que agregam muitas pessoas. Se o operador não estiver bem preparado, pode acabar colocando em risco a vida delas”, explica o instrutor, ressaltando ainda que 50% das aulas envolvem segurança. Também destaca uma preciosa dica para todos os operadores: “Tenha medo! O operador que não têm medo, está sujeito a riscos de acidentes. O medo controla seu profissionalismo!”.

O aluno Gabriel Severo saiu bem empolgado do treinamento e disse que foi uma experiência muita boa, pois ele aprendeu muito sobre segurança e também sobre funcionalidades que a 3CX apresentava e que ele não conhecia. 

Um dos aspectos abordados pelo Instrutor da JCB na capacitação, foi o conhecimento do operador sobre a manutenção preventiva, que deve ser feita diariamente na retroescavadeira antes do uso. Segundo um dos participantes, Giovane Gabriel, o instrutor explicou tudo sobre a 3CX , o que facilitou seu entendimento sobre a máquina. “A nova máquina apresenta diferenciais para os operadores como robustez, agilidade e força”, afirma Marcos Romani. E, para finalizar, o instrutor técnico falou da importância desse treinamento. “Temos carência de pessoas capacitadas no mercado, operadores que saibam trabalhar com as máquinas de forma correta, minimizando quebras e defeitos nela. A ideia da capacitação é passar o maior número de informações e assim o trabalhador alcançar o melhor desempenho do equipamento”.

A programação abrangeu: 

> Regras de operação

> Manutenção preventiva 

> Normas de segurança operacional

> Práticas de operação 

> Avaliação

 

 

Categorias: Treinamento, JCB, Máquinas JCB

Para maiores informações sobre a Motormac, entre em contato:
(51) 3349-3200
Fale Conosco

"Gostaria de agradecer o ótimo atendimento da equipe de manutenção e setor comercial da Motormac. Esperamos que essa parceria continue firme e forte."

Joaquim Marasca - Calçados Beira Rio S/A

Matriz

Av. Assis Brasil, 11.000 | Bairro Sarandi
CEP 91140-000 | Porto Alegre / RS

motormac@motormac.com.br

Cummins