14/112017

Colaboradores da Motormac são agentes por um dia na EPTC

Agentes por um dia EPTC

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) criou projeto “Agente por um dia” com o objetivo de proporcionar uma aproximação da sociedade com o trabalho de fiscalização realizado pela empresa. Segundo o assessor de comunicação da EPTC, Cláudio Furtado, o principal objetivo é mostrar o dia do agente de trânsito nas ruas e a transparência do trabalho efetuado, que com a fiscalização tem o intuito de salvar vidas. “Esse trabalho não é bem visto pelas pessoas que são multadas e com esse projeto “Agente por um dia” o cidadão vivencia a realidade do procedimento, percebendo que a multa é feita para qualificar o trânsito e proteger as pessoas”, afirma Furtado. 

Durante uma palestra da EPTC na Motormac dentro das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), foram escolhidos dois colaboradores para serem agentes por um dia. Eles puderam acompanhar todo o trabalho e saíram convictos que não é uma função fácil. “Foi muito interessante, pois desmitifica a imagem que temos dos “azuizinhos” de que eles servem apenas para multar, o que é uma inverdade, pois em 2h e 30min se quiséssemos poderíamos ter aplicado em torno de 30 multas, visto que as infrações por parte dos condutores podem ser vistas por toda parte”, conta  Aline Garziera,  gerente de recursos humanos do Grupo Motormac.

Aline ainda complementa que a boa conduta de trânsito deve partir de cada um, mas que isso realmente não acontece. “O desrespeito nas sinalizações é muito grande e mesmo na presença dos agentes podemos observar condutores cometendo infrações. O que os agentes de trânsito fazem é orientar as pessoas informando sobre as ações que não estão corretas dentro do Código de Trânsito, deixando a aplicação da multa como último recurso. Cada um se preocupa consigo mesmo, o trânsito congestiona, falta local para estacionar, acessos aos cadeirantes são bloqueados e a velocidade é excedida por causa da pressa”, finaliza Garziera. 

Para o coordenador de manutenção da Motormac, Giano Lopez, foi muito importante a experiência e fez ele sair convicto de que os agentes de trânsito atuam com intuito de educar a população. “Apesar de poucos recursos, existe uma estrutura bem desenhada e profissionais muitos capacitados e que gostam muito do que fazem. A minha visão mudou totalmente sobre a EPTC, recomendo muito a quem puder participar para que possa ver o lado deles”, esclarece Giano.

As principais atividades da EPTC são distribuídas em três pilares:

Educação para o trânsito: todos os dias são realizadas ações educativas na cidade com palestras em escolas e empresas, apresentação de peças de teatro e distribuição de materiais educativos. O objetivo é mobilizar as pessoas para que cada um seja um multiplicador do trânsito seguro, pois não adianta a EPTC realizar o seu trabalho operacional se as pessoas não se engajarem nessa mudança de comportamento. 

Engenharia de tráfico: semáforos, sinalização e orientação da circulação.

Fiscalização: fiscalizar o trânsito, promover o projeto Agente por um dia e assim colaborar para uma cidade melhor. 

O Grupo Motormac ficou muito contente em ver seus colaboradores participando desse grande projeto e assim ficarem preparados também para orientar seus colegas de trabalho. A segurança é um dos Valores do grupo e zelar pelo trânsito seguro é  um objetivo constante.

 

Para maiores informações sobre a Motormac, entre em contato:
(51) 3349-3200
Fale Conosco

"Na minha visão, o Brado e a Motormac possuem um relacionamento bastante sólido. Como possuímos motores Cummins, todos os materiais são fornecidos por vocês, sendo filtros, peças, etc. É uma empresa que os funcionários demonstram vontade em atender e atendem muito bem. Não existe nada que eu solicite que vocês se neguem ou não auxiliem. Parabéns para toda equipe!"

Pedro Neto - Brado Logística

Matriz

Av. Assis Brasil, 11.000 | Bairro Sarandi
CEP 91140-000 | Porto Alegre / RS

motormac@motormac.com.br

Cummins