04/052016

Como economizar energia elétrica e reduzir custos utilizando um grupo gerador

Em tempos de crise e redução de gastos em todos os setores, a economia de energia elétrica é um problema em organizações que dependem de eletricidade constante para que seu negócio continue em operação. Com a alta das contas de luz a cada ano, segundo dados do IBGE o aumento da energia elétrica de 2013 para 2015 foi de 48%, é preciso rever os gastos e os grupos geradores podem auxiliar na redução custos com energia elétrica.

 

Economia de até 30% nos gastos com energia no Horário de Ponta

Com um grupo gerador a economia nos gastos com energia elétrica pode chegar até 30%, utilizando o sistema Prime Power/Horário de Ponta. Além disso, usando a energia provinda do gerador, a empresa evita o pagamento de multas por gastar além do contratado com a concessionária de energia.

O Horário de Ponta corresponde ao período de maior consumo de energia elétrica, que ocorre entre 18 e 21 horas em um período máximo de 3 (três) horas. Durante este período é aplicada tarifa diferenciada de demanda de potência e consumo de energia elétrica, chamada de Tarifa Horo-Sazonal. Durante o Período Seco, meses de maio a novembro, as tarifas são mais altas.

A partir de 2015 as contas de energia sofreram alteração no sistema de tarifação: o Sistema de Bandeiras Tarifárias. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.

  • Bandeira Verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo.
  • Bandeira Amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa base sofre acréscimo em seu valor tornando-se mais cara em relação a bandeira verde.
  • Bandeira Vermelha: A tarifa base sofre acréscimo em seu valor tornando-se mais cara em relação as bandeiras verde e amarela, ou seja, as tarifas na bandeira vermelha são mais altas.

 

Garantia de eletricidade sem interrupções

As paradas de manutenção não podem interromper o processo de produção de sua empresa. Utilizando um grupo gerador como fonte de energia alternativa na organização, você garante energia elétrica de qualidade, sem oscilações. Durante paradas de manutenção programadas, como paradas para manutenção em subestações de energia ou manutenção elétrica preventiva, seja da própria empresa ou por parte da concessionária de energia, os equipamentos se mantém em funcionamento.

Em casos de Black-Out, a organização não consegue se manter em funcionamento, o que acarreta em prejuízos na produção, perda de perecíveis, depreciação de equipamentos, meta produtiva não atingida, atraso na entrega da produção, entre tantos outros.

 

Além de todas estas vantagens, o gerador de energia é uma solução para segmentos que possuem sazonalidade e aumentos de demanda da produção em determinados períodos. Com a locação de um grupo gerador os custos de manutenção preventiva são previamente definidos; há liberação de capital para outros investimentos; o equipamento não entra no ativo imobilizado, não há depreciação do investimento; redução de tributos, uma vez que locação é despesa dedutível. Quando comprado, estará sempre disponível em caso de emergências; você terá uma geração em paralelo com a concessionária de energia elétrica para uso em horário de ponta ou até mesmo gerar mais energia do que a rede pode oferecer.

 

Categorias: Motormac, Geradores
Tags:

Para maiores informações sobre a Motormac, entre em contato:
(51) 3349-3200
Fale Conosco

"Gostaria de agradecer o ótimo atendimento da equipe de manutenção e setor comercial da Motormac. Esperamos que essa parceria continue firme e forte."

Joaquim Marasca - Calçados Beira Rio S/A

Matriz

Av. Assis Brasil, 11.000 | Bairro Sarandi
CEP 91140-000 | Porto Alegre / RS

motormac@motormac.com.br

Cummins